Auto Palácio, um símbolo prestes a ressurgir no centro de Caxias

Majestoso prédio da concessionária GM foi construído na segunda metade dos anos 1940, na esquina das ruas Sinimbu e Guia Lopes

Após anos de má conservação, descaso, alterações externas e internas sem muito critério, remendos e outros “puxadinhos”, um dos mais belos exemplares da arquitetura art déco irá “ressurgir” na área central de Caxias do Sul. Estamos do prédio da lendária revendedora Auto Palácio, localizado na esquina das ruas Sinimbu e Guia Lopes na cidade de Caxias do Sul.
O projeto prevê um novo empreendimento comercial, resgatando o desenho original de boa parte da edificação e mantendo a arquitetura genuína da fachada - hoje totalmente descaracterizada.

O início


Surgida no pós-guerra, a revendedora Auto Palácio foi a concessionária exclusiva dos veículos e produtos General Motors.

“É a fornecedora na praça e nos municípios circunvizinhos dos luxuosos automóveis Pontiac, Buick e Cadillac, assim como dos caminhões GMC, de refrigeradores Frigidaire e dos produtos Delco, que incluem artigos de eletricidade em geral, como bobinas, platinados, acumuladores, etc. A qualidade de tais produtos é indiscutível, pois Delco é o fornecedor de várias fábricas de automóveis nos Estados Unidos”.

Segundo consta no livro, a Auto Palácio Ltda também entregou um completo equipamento de refrigeração para o moderno City Hotel - empreendimento das Organizações Kalil Sehbe localizado na Av. Júlio quase esquina com a Borges de Medeiros.

“Nessa vultosa transação, o novo hotel caxiense adquiriu algumas das maiores unidades de refrigeração que a fábrica produz. Também para a Confeitaria Paquetá foi vendida a maior sorveteira fabricada pela Frigidaire”.

.

OUTRAS NOTÍCIAS

Inspiração europeia dita as regras nas construções de Gramado

28/01/2022

VER MAIS

Auto Palácio, um símbolo prestes a ressurgir no centro de Caxias

21/12/2021

VER MAIS